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Suporte e Apoio ao Cliente (SAC):

Suporte e Apoio ao Cliente (SAC) funciona de Seg à Sex: 8h às 19h.

FAQ - Perguntas perguntas respondidas

O certificado digital equivale a uma assinatura digital com a mesma validade jurídica de uma assinatura comum e reconhecida em cartório. Ele serve, portanto, para dar autenticidade e veracidade legal a uma transação comercial ou para conferir a validade jurídica a documentos, contratos, realizar obrigações fiscais e trabalhistas, participar em licitação pública etc.

O certificado deve ser utilizado preferencialmente por seu titular ou pessoa autorizada pelo titular.

Se ele possuir CNH ou cadastro biométrico, é possível a validação por videochamada.

  1. Consegue utilizar, desde que não tenha emissão posterior à CNH vencida.

Sim, se possuir cadastro biométrico, é possível.

Caso tenha CNH Digital, usando a opção exportar também pode ser utilizada.

Apenas o representante legal perante a Receita Federal pode validá-lo.

Sim, nosso processo é bem rápido e prático. Leva-se em torno de 20 a 30 minutos para ser concluído.

O certificado digital de modelo A1 é um arquivo que fica instalado em seu computador ou smartphone e possibilita gerar cópias para o seu uso simultâneo.

O Certificado Digital de modelo A3, por sua vez, é um certificado digital que requer uma mídia física, isto é, um token ou cartão. Assim, é necessária a inserção da mídia e senha para utilizá-lo.

Não, caso tenha um modelo de certificado e opte por obter um de outro modelo, terá dois modelos de certificado em funcionamento, ou seja, um em formato de arquivo, isto é, um A1; outro em token ou cartão, ou seja, em A3.

Se houver alteração da razão social na Receita Federal, o certificado para de funcionar para serviços que estejam vinculados.

A validade do certificado digital de modelo A1 começa a ser contada a partir da data em que ele é baixado para utilização.

Para o certificado A1 é possível errar a senha mais de três vezes, sem que haja qualquer tipo de bloqueio. No entanto, caso a senha seja realmente esquecida, o certificado deverá ser revogado, e o cliente terá de pagar pela emissão de um novo certificado.

Há diversos prazos de validade de certificado digital. Temos disponíveis modelos com validade de três, 12, 24, 36 e 60 meses. Cada modelo escolhido tem, assim, o seu prazo respectivo de renovação. São os prazos do modelo adquirido que devem ser observados para a validade e necessidade de renovação de cada um.

Utilizamos três formas de renovação: presencial, por videochamada e on-line.

No caso da renovação presencial, o cliente vai pessoalmente ao posto de atendimento para fazer a validação com o seu documento pessoal.

No caso da renovação por videochamada, gera-se a encomenda de renovação e instrução para pagamento, segundo a forma escolhida pelo cliente.  Após o pagamento e conferência do comprovante respectivo, é feito um agendamento para ser feita a videochamada. Durante a videochamada, confirmam-se os dados do solicitante e, após a sua conclusão, ela é enviada ao procedimento de verificação, momento em que é emitido o certificado. Em seguida, ele é encaminhado ao e mail cadastrado do cliente para que ele possa, então, baixá-lo e utilizá-lo.

No caso da renovação on-line, trata-se da modalidade utilizada para os modelos de certificado A3, desde que estejam válidos e possuam senhas PIN e PUK válidas. Também é necessário que o certificado não esteja bloqueado e não haja nenhuma alteração nos dados do certificado.

Se esses requisitos básicos estiverem satisfeitas, gera-se uma encomenda de renovação em que o cliente tem de efetuar o pagamento antes do vencimento do certificado vigente. Após o pagamento no prazo de 24 horas, o cliente irá receber o certificado renovado no email indicado e, com seu certificado ainda válido, assina a sua renovação, dando autenticidade à transação, sem necessidade de validação por videochamada ou comparecimento pessoal ao posto.

A validação por videoconferência é a modalidade mais recente para a emissão de certificado digital, com a diferença de que o cliente não precisa ir até um local de atendimento físico para fazê-la.

Contudo, é necessário que o cliente possua CNH ou cadastro biométrico na base de dados.

A validação por videoconferência é feita por meio de um link, enviado pelo Whatsapp ou e mail, no qual cliente clica. Assim, transfere-se pra dentro do sistema para ser feita a validação, momento em que são confirmados os seus dados e feita a apresentação de seu documento de identificação com foto.

Consegue fazer o certificado digital chamado PJ-i, criado justamente para empresas com situações pendentes de regularização.

Facultativamente, pode ser também emitido o do tipo NF-e, que somente tem efeito para emissão de nota fiscal e não é utilizado para nenhum outro tipo de acesso.

A utilização do certificado digital permite que sejam assinados documentos com segurança. É impossível fraudar uma assinatura digital.

Além disso, garante-se agilidade ou rapidez na assinatura de documentos; de usufruir de facilidades, como o pré-preenchimento de sua declaração de Imposto de Renda; e também de economizar, reduzindo-se o ou eliminado o uso de papel e impressão de documentos.

Não, o certificado digital pode ser utilizado sem limite de uso, desde que esteja dentro do seu prazo de validade.

Atualmente, disponibilizamos uma ferramenta chamada gerenciador de certificados, onde se insere o documento e se faz a assinatura.

Sim, é possível baixar o certificado digital no smartphone. Para isso basta seguir os seguintes passos:

1° Passo

Faça o download do App da AC DigitalSign disponível para sistemas Android e IOS.

Para android acesse o link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.digitalsign.mobcertsbr

Para iOS acesse o link https://apps.apple.com/br/app/digitalsignbrasil/id1513922985

2° Passo

Após realizar o download do app, você deverá selecionar a opção Gerenciar Certificados Multiplataforma

3° Passo

Após confirmar a senha, a tela para confirmação com o código irá aparecer e deve ser digitado no computador.

4° Passo

Em seu computador utilize o software Gerenciador de Certificados DigitalSign, selecione o certificado, selecione o certificado e assinale a opção Exportar para disp. Móvel.

Observação: para ser possível fazer esse processo o certificado deve estar instalado com a opção de chave exportável.

5° Passo

Confirmação da chave de transferência

6° Passo

Ao prosseguir, aparecerá uma sequência de 3 códigos QR Code para serem lidos com a câmera do celular. Faça o processo três vezes.

Observação: somente passe para o próximo código quando estiver com o sinal de confirmação verde.

7° Passo

Depois da leitura de todos os códigos QR, será apresentada a mensagem de que a transferência foi concluída. Será exibida a seguinte mensagem – Parabéns! seu certificado foi instalado com sucesso no seu smartphone e está pronto para uso.

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